AsVerdadeiras HistóriasOs contos originais, em nossa língua

EK 9

A roupa nova do imperador

Hans Christian Andersen

Keiserens nye Klæder

Sobre este conto

Um imperador gasta todo o dinheiro em roupas novas e bonitas. Dois trapaceiros chegam à sua cidade dizendo ser capazes de tecer um tecido extraordinário: as roupas feitas com ele seriam invisíveis para quem não soubesse exercer seu cargo ou fosse muito tolo. O imperador lhes encomenda o tecido, pensando em distinguir os capazes dos incapazes, e envia funcionários para acompanhar o trabalho nos teares.

Personagens e estrutura
Personagens
Imperador, sem nome próprio, Dois trapaceiros que se apresentam como tecelões, Velho ministro, primeiro enviado, Segundo funcionário enviado pelo imperador, Homens da comitiva e cavaleiros da corte, Mestre de cerimônias, Camareiros que carregam a cauda, Criança pequena, sem gênero indicado, Pai da criança, Pessoas da cidade
Onde se passa
Uma grande cidade de um reino não nomeado; guarda-roupa do imperador, salão onde ficam os teares, espaço diante de um grande espelho e ruas e janelas ao longo de um cortejo imperial.
Acontecimentos
  1. Os trapaceiros recebem dinheiro adiantado, montam dois teares vazios e guardam para si a seda e o ouro pedidos para o trabalho.
  2. Um velho ministro e depois outro funcionário não veem tecido algum. Temendo parecer incapazes ou tolos, elogiam as cores e o desenho e levam relatos favoráveis ao imperador.
  3. O imperador visita os teares com uma comitiva que inclui os dois enviados. Também não vê nada, mas aprova o tecido. Concede a cada trapaceiro uma cruz de cavaleiro e o título de fidalgo da tecelagem.
  4. Com mais de dezesseis velas acesas, os trapaceiros fingem terminar as roupas. O imperador tira todas as suas roupas e se deixa vestir com peças inexistentes diante do espelho.
  5. O imperador segue sob um pálio; camareiros fingem segurar a cauda. Uma criança diz que ele não veste nada, o pai pede que ouçam sua voz e a frase passa de pessoa a pessoa.
  6. O povo inteiro repete que o imperador não veste nada. Ele estremece e acha que têm razão, mas decide completar o cortejo; os camareiros continuam levando a cauda inexistente.
Desfecho
Depois que uma criança diz que o imperador não está vestindo nada, o pai chama atenção para a voz da inocência. A frase corre entre as pessoas até ser gritada por todo o povo. O imperador estremece, pois acha que eles têm razão, mas pensa que precisa aguentar o cortejo até o fim. A narrativa termina com os camareiros andando e carregando a cauda que não existe. Não há cena posterior de confissão, arrependimento ou punição dos trapaceiros.

Há muitos anos vivia um imperador que gostava tanto de roupas novas e bonitas que gastava todo o seu dinheiro para andar bem enfeitado. Não se importava com seus soldados, nem com o teatro, nem com passeios de carruagem pela floresta, a não ser para exibir suas roupas novas. Tinha uma casaca para cada hora do dia e, assim como se diz de um rei que ele está no conselho, ali sempre se dizia: “O imperador está no guarda-roupa!”

Na grande cidade onde ele morava, a vida era muito animada. Todos os dias chegavam muitos forasteiros, e certo dia chegaram dois trapaceiros. Diziam ser tecelões e afirmavam saber tecer o tecido mais belo que se pudesse imaginar. Não só as cores e o desenho eram de uma beleza extraordinária, como as roupas feitas daquele tecido tinham a curiosa propriedade de se tornarem invisíveis para qualquer pessoa que fosse incapaz de exercer seu cargo ou fosse tola a um ponto inadmissível.

“Que roupas maravilhosas!”, pensou o imperador. “Com elas, eu poderia descobrir quais homens do meu reino não servem para os cargos que ocupam e distinguir os inteligentes dos tolos! Sim, esse tecido deve ser feito imediatamente para mim!” E deu aos dois trapaceiros muito dinheiro adiantado, para que começassem a trabalhar.

Eles montaram dois teares e fingiram trabalhar, mas não havia absolutamente nada nos teares. Sem cerimônia, pediram a seda mais fina e o ouro mais esplêndido, que meteram em sua própria sacola, e continuaram trabalhando nos teares vazios até altas horas da noite.

“Agora eu bem gostaria de saber quanto já fizeram do tecido!”, pensou o imperador. Mas sentia certo aperto no coração ao lembrar que quem fosse tolo ou não servisse bem para o cargo não poderia vê-lo. É verdade que julgava não precisar temer por si mesmo, mas ainda assim queria mandar alguém primeiro, para ver como iam as coisas. Todas as pessoas da cidade sabiam da estranha virtude do tecido, e todas estavam ansiosas para descobrir quanto seu vizinho era incapaz ou tolo.

“Vou mandar meu velho e honesto ministro visitar o tecelão!”, pensou o imperador. “Ele é quem melhor pode avaliar a aparência do tecido, pois tem entendimento e ninguém exerce seu cargo melhor do que ele!”

O velho e bondoso ministro entrou no salão onde os dois trapaceiros estavam sentados, trabalhando nos teares vazios. “Deus nos livre!”, pensou o velho ministro, arregalando os olhos. “Não consigo ver coisa nenhuma!” Mas não disse isso.

Os dois trapaceiros lhe pediram a gentileza de chegar mais perto e perguntaram se o desenho não era bonito e as cores maravilhosas. Apontaram para o tear vazio, e o pobre velho ministro continuou arregalando os olhos, mas não conseguia ver nada, pois não havia coisa nenhuma. “Meu Deus!”, pensou ele. “Será que sou tolo? Nunca pensei nisso, e ninguém pode saber! Será que não sirvo para o meu cargo? Não, não posso contar que não consigo ver o tecido!”

“Então, o senhor não diz nada a respeito?”, perguntou um dos que teciam.

“Oh, é lindo! Absolutamente encantador!”, disse o velho ministro, olhando através dos óculos. “Esse desenho e essas cores! Sim, direi ao imperador que me agrada muitíssimo!”

“Isso nos alegra!”, disseram os dois tecelões, e passaram a dizer os nomes das cores e a descrever o desenho singular. O velho ministro prestou muita atenção, para poder dizer a mesma coisa quando voltasse para junto do imperador, e foi o que fez.

Agora os trapaceiros pediram mais dinheiro, mais seda e mais ouro, de que precisariam para a tecelagem. Meteram tudo nos próprios bolsos. Não foi parar no tear nem uma fibra, mas continuaram, como antes, a tecer no tear vazio.

Logo o imperador enviou outro funcionário respeitável para ver como ia a tecelagem e se o tecido logo estaria pronto. Com ele aconteceu o mesmo que com o primeiro: olhou e tornou a olhar, mas, como só havia os teares vazios, não conseguiu ver coisa nenhuma.

“Então, não é uma bela peça de tecido?”, disseram os dois trapaceiros, mostrando e explicando o lindo desenho que não existia.

“Tolo eu não sou!”, pensou o homem. “Então será que não sirvo para o meu bom cargo? Seria bem estranho! Mas não posso deixar que percebam!” E elogiou o tecido que não via, assegurando-lhes que estava encantado com as belas cores e o lindo desenho. “Sim, é absolutamente encantador!”, disse ao imperador.

Todas as pessoas da cidade falavam do magnífico tecido.

Agora o próprio imperador queria vê-lo, enquanto ainda estava no tear. Acompanhado de toda uma comitiva de homens escolhidos, entre eles os dois velhos e respeitáveis funcionários que já tinham estado ali, foi visitar os dois astutos trapaceiros, que teciam com todas as forças, mas sem uma fibra nem um fio.

“Então, não é magnífico?”, disseram os dois respeitáveis funcionários. “Vossa Majestade poderia observar o desenho e as cores!” E apontaram para o tear vazio, pois acreditavam que os outros certamente conseguiam ver o tecido.

“Como assim?”, pensou o imperador. “Não vejo coisa nenhuma! Isso é terrível! Sou tolo? Não sirvo para ser imperador? Seria a coisa mais horrível que poderia me acontecer!” “Oh, é muito bonito!”, disse o imperador. “Tem a minha mais alta aprovação!” E assentiu, satisfeito, contemplando o tear vazio; não queria dizer que não conseguia ver nada. Toda a comitiva olhava e tornava a olhar, mas não enxergava mais do que os outros. Ainda assim, todos diziam, como o imperador: “Oh, é bonito!” E o aconselharam a usar aquelas roupas novas e magníficas pela primeira vez no grande cortejo que se aproximava. “É magnífico! Um encanto, excelente!”, corria de boca em boca, e todos estavam profundamente satisfeitos. O imperador deu a cada um dos trapaceiros uma cruz de cavaleiro para pendurar na lapela e o título de fidalgos da tecelagem.

Durante toda a noite anterior à manhã do cortejo, os trapaceiros ficaram acordados, com mais de dezesseis velas acesas. As pessoas podiam ver que eles estavam ocupadíssimos, terminando as roupas novas do imperador. Fingiam tirar o tecido do tear, cortavam o ar com grandes tesouras, costuravam com agulha sem linha e por fim disseram: “Pronto, agora as roupas estão terminadas!”

O imperador foi até lá em pessoa, com seus mais distintos cavaleiros, e os dois trapaceiros ergueram um dos braços, como se segurassem alguma coisa, dizendo: “Vejam, aqui estão as calças! Aqui está a casaca! Aqui, o manto!” E assim por diante. “É leve como uma teia de aranha! Poderíamos pensar que não se tem nada no corpo, mas essa é justamente a sua virtude!”

“Sim!”, disseram todos os cavaleiros, mas não conseguiam ver coisa nenhuma, pois não havia nada.

“Vossa Majestade Imperial teria agora a bondade de tirar suas roupas?”, disseram os trapaceiros. “Assim poderemos vestir-lhe as novas, aqui diante do grande espelho!”

O imperador tirou todas as suas roupas, e os trapaceiros agiram como se o vestissem com cada uma das peças novas que teriam costurado, enquanto ele se virava e revirava diante do espelho.

“Meu Deus, como vestem bem! Como assentam maravilhosamente!”, disseram todos. “Que desenho! Que cores! É um traje precioso!”

“Lá fora estão esperando com o pálio que será levado sobre Vossa Majestade durante o cortejo!”, disse o mestre de cerimônias.

“Sim, já estou pronto!”, disse o imperador. “Não está assentando bem?” E tornou a se virar diante do espelho, pois precisava parecer que examinava de verdade a sua elegância.

Os camareiros que deviam carregar a cauda fizeram gestos com as mãos junto ao chão, como se a apanhassem, e caminharam segurando o ar. Não ousavam deixar que percebessem que não conseguiam ver nada.

Assim o imperador seguiu no cortejo sob o belo pálio, e todas as pessoas nas ruas e nas janelas diziam: “Meu Deus, como as roupas novas do imperador são incomparáveis! Que linda cauda tem a sua casaca! Como assenta divinamente!” Ninguém queria deixar que percebessem que não via nada, pois isso significaria que não servia para o seu cargo ou que era muito tolo. Nenhuma das roupas do imperador jamais fizera tanto sucesso.

“Mas ele não está vestindo nada”, disse uma criança pequena. “Meu Deus, ouçam a voz da inocência”, disse o pai; e uma pessoa cochichou a outra o que a criança dissera.

“Mas ele não está vestindo nada”, gritou por fim o povo inteiro. O imperador estremeceu, pois achava que eles tinham razão, mas pensou: “Agora preciso aguentar o cortejo até o fim”. E os camareiros continuaram andando e carregando a cauda que não existia.


Sobre esta edição

Obra
Keiserens nye Klæder
Autoria original
Hans Christian Andersen
Texto em português
Tradução do original
Edição publicada
1.0.0
Tradução
Codex · tradução assistida por IA
Revisão
Codex · revisão independente por IA
Produção
Bons Filhos Educação
Publicação
30/10/2026
Edições e fontes

Conheça as edições desta história e consulte os textos de origem.

Keiserens nye Klæder

Eventyr, fortalte for Børn · Tredie Hefte · 1837 · Dinamarquês · Tredie Hefte · terceiro fascículo
Volume Tredie Hefte. Página 52–60. Consultar esta edição ↗
Ler o original em dinamarquês

Fonte deste texto ↗

For mange Aar siden levede en Keiser, som holdt saa uhyre meget af smukke nye Klæder, at han gav alle sine Penge ud for ret at blive pyntet. Han brød sig ikke om sine Soldater, brød sig ei om Comedie eller om at kjøre i Skoven, uden alene for at vise sine nye Klæder. Han havde en Kjole for hver Time paa Dagen, og ligesom man siger om en Konge, han er i Raadet, saa sagde man altid her: »Keiseren er i Garderoben!« —

I den store Stad, hvor han boede, gik det meget fornøieligt til, hver Dag kom der mange Fremmede, een Dag kom der to Bedragere; de gave sig ud for at være Vævere og sagde, at de forstode at væve det deiligste Tøi, man kunde tænke sig. Ikke alene Farverne og Mønstret var noget usædvanligt smukt, men de Klæder, som bleve syede af Tøiet, havde den forunderlige Egenskab at de bleve usynlige for ethvert Menneske, som ikke duede i sit Embede, eller ogsaa var utilladelig dum.

»Det var jo nogle deilige Klæder,« tænkte Keiseren; »ved at have dem paa, kunde jeg komme efter, hvilke Mænd i mit Rige der ikke due til det Embede de have, jeg kan kjende de kloge fra de dumme! ja det Tøi maa strax væves til mig!« og han gav de to Bedragere mange Penge paa Haanden, for at de skulde begynde paa deres Arbeide.

De satte ogsaa to Væverstole op, lode som om de arbeidede, men de havde ikke det mindste paa Væven. Rask væk forlangte de den fineste Silke, og det prægtigste Guld; det puttede de i deres egen Pose og arbeidede med de tomme Væve, og det til langt ud paa Natten.

»Nu gad jeg dog nok vide, hvor vidt de ere med Tøiet!« tænkte Keiseren, men han var ordenligt lidt underlig om Hjertet ved at tænke paa, at den, som var dum, eller slet passede til sit Embede, ikke kunde see det, nu troede han nok, at han ikke behøvede at være bange for sig selv, men han vilde dog sende nogen først for at see, hvorledes det stod sig. Alle Mennesker i hele Byen vidste, hvilken forunderlig Kraft Tøiet havde, og alle vare begjærlige efter at see, hvor daarlig eller dum hans Naboe var.

»Jeg vil sende min gamle ærlige Minister hen til Væveren!« tænkte Keiseren, »han kan bedst see, hvorledes Tøiet tager sig ud, for han har Forstand, og ingen passer sit Embede bedre end han!« —

Nu gik den gamle skikkelige Minister ind i Salen, hvor de to Bedragere sad og arbeidede med de tomme Væve. »Gud bevar' os!« tænkte den gamle Minister og spilede Øinene op! »jeg kan jo ikke see noget!« Men det sagde han ikke.

Begge Bedragerne bad ham være saa god at træde nærmere og spurgte, om det ikke var et smukt Mønster og deilige Farver. Saa pegede de paa den tomme Væv, og den stakkels gamle Minister blev ved at spile Øinene op, men han kunde ikke see noget, for der var ingen Ting. »Herre Gud!« tænkte han, »skulde jeg være dum! Det har jeg aldrig troet, og det maa ingen Mennesker vide! skulde jeg ikke due til mit Embede? Nei det gaaer ikke an, at jeg fortæller, jeg ikke kan see Tøiet!«

»Naa, de siger ikke noget om det!« sagde den ene, som vævede!

»O det er nydeligt! ganske allerkjæreste!« sagde den gamle Minister og saae igjennem sine Briller, »dette Mønster og disse Farver! — ja, jeg skal sige Keiseren, at det behager mig særdeles!«

»Naa det fornøier os!« sagde begge Væverne, og nu nævnede de Farverne ved Navn og det sælsomme Mønster. Den gamle Minister hørte godt efter, for at han kunde sige det samme, naar han kom hjem til Keiseren, og det gjorde han.

Nu forlangte Bedragerne flere Penge, mere Silke og Guld, det skulde de bruge til Vævning. De stak Alt i deres egne Lommer, paa Væven kom ikke en Trevl, men de bleve ved, som før, at væve paa den tomme Væv.

Keiseren sendte snart igjen en anden skikkelig Embedsmand hen for at see, hvorledes det gik med Vævningen, og om Tøiet snart var færdigt. Det gik ham ligesom den anden, han saae og saae, men da der ikke var noget uden de tomme Væve, kunde han ingen Ting see.

»Ja, er det ikke et smukt Stykke Tøi!« sagde begge Bedragerne og viste og forklarede det deilige Mønster, som der slet ikke var.

»Dum er jeg ikke!« tænkte Manden, »det er altsaa mit gode Embede, jeg ikke duer til? Det var løierligt nok! men det maa man ikke lade sig mærke med!« og saa roste han Tøiet, han ikke saae, og forsikkrede dem sin Glæde over de kjønne Couleurer og det deilige Mønster. »Ja det er ganske allerkjæreste!« sagde han til Keiseren.

Alle Mennesker i Byen talte om det prægtige Tøi.

Nu vilde da Keiseren selv see det, medens det endnu var paa Væven. Med en heel Skare af udsøgte Mænd, mellem hvilke de to gamle skikkelige Embedsmænd vare, som før havde været der, gik han hen til begge de listige Bedragere, der nu vævede af alle Kræfter, men uden Trevl eller Traad.

»Ja er det ikke magnifique!« sagde begge de skikkelige Embedsmænd. »Vil deres Majestæt see, hvilket Mønster, hvilke Farver!« og saa pegede de paa den tomme Væv, thi de troede, de andre vistnok kunde see Tøiet.

»Hvad for noget!« tænkte Keiseren, »jeg seer ingen Ting! det er jo forfærdeligt! er jeg dum? duer jeg ikke til at være Keiser? Det var det skrækkeligste, som kunde arrivere mig!« »O det er meget smukt!« sagde Keiseren, »det har mit allerhøieste Bifald!« og han nikkede tilfreds og betragtede den tomme Væv; han vilde ikke sige, at han ingen Ting kunde see. Hele Følget, han havde med sig, saae og saae, men fik ikke mere ud af det, end alle de Andre, men de sagde ligesom Keiseren, »o det er smukt!« og de raadede ham at tage disse nye, prægtige Klæder paa første Gang, ved den store Procession, som forestod. »Det er magnifique! nysseligt, excellent!« gik det fra Mund til Mund, og man var allesammen saa inderligt fornøiede dermed. Keiseren gav hver af Bedragerne et Ridderkors til at hænge i Knaphullet og Titel af Vævejunkere.

Hele Natten før den Formiddag Processionen skulde være, sad Bedragerne oppe og havde over sexten Lys tændte. Folk kunde see, de havde travlt med at faae Keiserens nye Klæder færdige. De lode, som de toge Tøiet af Væven, de klippede i Luften med store Saxe, de syede med Syenaal uden Traad og sagde tilsidst: »see nu er Klæderne færdige!«

Keiseren, med sine fornemste Cavalerer, kom selv derhen og begge Bedragerne løftede den ene Arm i Veiret ligesom om de holdt noget og sagde: »see her er Beenklæderne! her er Kjolen! her Kappen!« og saaledes videre fort. »Det er saa let, som Spindelvæv! man skulde troe man havde ingen Ting paa Kroppen, men det er just Dyden ved det!«

»Ja!« sagde alle Cavalererne, men de kunde ingen Ting see, for der var ikke noget.

»Vil nu deres keiserlige Majestæt allernaadigst behage at tage deres Klæder af!« sagde Bedragerne, »saa skal vi give dem de nye paa, herhenne foran det store Speil!«

Keiseren lagde alle sine Klæder, og Bedragerne bare sig ad, ligesom om de gave ham hvert Stykke af de nye, der skulde være syede, og Keiseren vendte og dreiede sig for Speilet.

»Gud hvor de klæde godt! hvor de sidde deiligt!« sagde de allesammen. »Hvilket Mønster! hvilke Farver! det er en kostbar Dragt!« —

»Uden for staae de med Thronhimlen, som skal bæres over deres Majestæt i Processionen!« sagde Overceremonimesteren.

»Ja jeg er jo istand!« sagde Keiseren. »Sidder det ikke godt?« og saa vendte han sig nok engang for Speilet! for det skulde nu lade ligesom om han ret betragtede sin Stads.

Kammerherrerne, som skulde bære Slæbet, samlede med Hænderne hen ad Gulvet, ligesom om de toge Slæbet op, de gik og holdt i Luften, de turde ikke lade sig mærke med, at de ingenting kunde see.

Saa gik Keiseren i Processionen under den deilige Thronhimmel og alle Mennesker paa Gaden og i Vinduerne sagde: »Gud hvor Keiserens nye Klæder ere mageløse! hvilket deiligt Slæb han har paa Kjolen! hvor den sidder velsignet!« Ingen vilde lade sig mærke med, at han intet saae, for saa havde han jo ikke duet i sit Embede, eller været meget dum. Ingen af Keiserens Klæder havde gjort saadan Lykke.

»Men han har jo ikke noget paa,« sagde et lille Barn. »Herre Gud, hør den Uskyldiges Røst,« sagde Faderen; og den Ene hvidskede til den Anden, hvad Barnet sagde.

»Men han har jo ikke noget paa,« raabte tilsidst hele Folket. Det krøb i Keiseren, thi han syntes, de havde Ret, men han tænkte som saa: »nu maa jeg holde Processionen ud«. Og Kammerherrerne gik og bar paa Slæbet, som der slet ikke var.

A roupa nova do imperador

As Verdadeiras Histórias · edição em português · 2026 · Português brasileiro · Edição em produção
Consultar esta edição ↗
Encontrou um erro?

Uma palavra, uma passagem, uma referência: sua observação chega à mesa editorial vinculada à edição 1.0.0 que você leu.